Curso de gastronomia/ Baking school

Depois de um tempo sem postar, cá estou de volta! A parada não foi por ser preguiçosa ou com falta do que falar, pelo contrário! Tenho muita coisa nova para compartilhar com vocês, mas entre fazer algumas modificações no blog (textos bilíngues!) e me preparando para mudar, estava me ocupando com um curso de culinária. Quero dizer, ainda estou fazendo esse curso! Faltam ainda mais 10 dias para termina-lo.

After a while without posting, here I am back! The hiatus is not because I was lazy or lacked on what to say. Quite the contrary, really! I have tons to share with you guys, but besides being occupied doing modifications on the blog (bilingual texts) and getting ready to move, I’ve been busy doing a baking class. I mean, I’m still doing it! There are still 10 days ‘till I finish it.

pot-553873_1920

O curso é muito bacana e além de ser gratuito, todo o conteúdo é online! O curso se chama Kitchn Baking School no site The Kitchn e ministrado pela chef Tessa Huff. O site da The Kitchn é muito bacana, cheio de receitas e dicas para iniciantes e experts na cozinha. Vale a pena visitar!

The class is fun and besides being free, all the its content is free! The course is called Kitchn Baking School at The Kitchn’s website  and taught by chef Tessa Huff. The website is really cool, filled with recipes and tips for beginners and experts in the kitchen. It’s worth to check it out!

bake-943127_1920

O curso é de 20 dias, com uma aula nova toda segunda a sexta. Ao final de cada aula você tem a opção de fazer uma das três tarefas apresentadas. Geralmente são: um vídeo para assistir, procurar uma receita que queira fazer e uma atividade prática, onde você se aventura com uma receita relacionada ao tema da aula.

Você ainda pode participar se quiser! É só cadastrar o seu e-mail e receberá a notificação de que a aula do dia foi postada. Você também pode (quando quiser) dar uma olhada no que já foi postado 😉

The course is 20 days long, with a new class every Monday to Friday. By then of each class you have the option to do one of the three given classes. Usually are: one video to watch, check out a recipe that you’d want to do and a practical class, in which you venture with a recipe related to the class.

You can still join it if you want! All you have to do is register you e-mail address and you will receive a notification that a new class has been posted. You can too (if you want) to check out what has already been posted 😉

bread-821503_1920

Você já deve ter percebido pelos meus posts que gosto de cozinhar, fazer doces e principalmente quando envolve algo assado (bolos, tortas, gratinados!). Então, claro, este curso foi perfeito para mim. J Ele ensina desde o básico sobre as propriedades e finalidades de se usar um ovo em uma receita, até fazer um bolo decorado (projeto final).

No primeiro dia de aula é tudo sobre ovo, as características da gema e da clara e o propósito delas em uma receita quando usadas separadamente ou quando se usa o ovo inteiro.

You must have noticed through my posts that I like cooking, making sweets and specially baking (cakes, pies, gratans!). So, of course, this course is perfect for me. J It teaches from the basic about the properties and purposes on using an egg in a recipe ‘til making a decorated cake (final project).

The first day is all about eggs, the characteristics of yolks and whites and their purpose in a recipe when used separately ou when the whole egg is use.

egg-944495_1920

A aula prática foi quebrar um ovo com uma mão só. Consegui acertar de primeira! Mas logo depois percebi que prefiro ainda quebrar com duas mãos. Primeiro, porque tenho TOC e preciso retirar toda a clara da casca. Segundo, me sujo de qualquer forma usando uma ou duas mãos. =P

The practical class was to break an egg with only one hand. I made it on my first trial! But soon afterwards I realized that I still prefer to break with both hands. First, because I have OCD and I need to take out all the egg whites from the shell. Second, I dirt my hands anyway using one or both hands. =P

IMG_20151005_184544412

A segunda aula foi de fazer profiteroles e a tarefa que escolhi foi a de fazer a versão salgada com queijo chamada gougères de queijo. Muito parecido com pão-de-queijo, mas essa uma versão com glúten.

The second class was about make choux and the task I chose was to make the salty version with cheese called cheese gougères. It’s very much like brazilian’s pão-de-queijo, but this version has gluten.

IMG_20151007_184503511

A quarta aula foi de fazer merengue. Que medo de errar ou apertar ou acabar esquentando as claras em neves enquanto moldava os merengues!! Mas deu tudo certo…

The fourth class was to make merengue. So scared to screw it up or squeeze or end up warming the whipped egg whites!! But it all worked out…

IMG_20151009_223528481

Exceto quando fui tentar fazer o pavlova. Ficou muito muito fininho e quando fui tirá-lo da fôrma, ele se despedaçou todinho. A imagem abaixo é de uma pavlova linda e perfeita. Um dia chego lá…

Except when I tried making pavlova. I made it too thin and when I took it out from the baking sheet, it broke in many pieces. The picture below is of a beautiful and perfect pavlova. One day I will be able to make it….

meringue-813929_1920

A quinta aula foi de soufflé. Que medo de fazer um! Dizem que é super delicado de se fazer e é mesmo, mas só porque você tem que tomar cuidado quando misturar uma massa com claras batidas para não amassá-las e perder a fofura das claras. Mas nesse sentido, muitas receitas inclusive de bolo são assim também. E assim, na cara e coragem fiz o souffle e deu certo! O soufflé cresceu muito (duas vezes o tamanho da minha vasilha) e na hora que consegui pegar meu celular para tirar a foto, o soufflé já tinha reduzido sua altura pela metade…rs

The fifth class was about soufflé. So scared to make one! They say it’s super delicate to make one and it is, but only because you have to be careful when you mix the dough to the beaten whites so you won’t over mix and loose the fluffiness of the whites. However, there are many recipes you already apply that such as cakes. So, will all the courage I could muster I made the soufflé and it worked out! The soufflé raised a lot (twice the size of my mini casseroles) and by the time I was able to get my phone and take a picture, the soufflé had shrunk to half its size…^^’’’

IMG_20151016_211604

E minha última tarefa realizada (só agora que percebi que não li as três últimas aulas!!!Oh Meu Deus!!) envolve massa de torta. Eu já fiz esse tipo de massa antes e aproveitando que eu já tinha um pacote de massa folhada em casa, fiz uma receita (de certa forma adaptada) de Chicken Pot Pie. Nada mais é que uma torta de frango muito saborosa.

And the last homework I’ve done (only now did I realize that I haven’t read the past three classes!!! Oh My God!!) is related to pie crust. Since I’ve already made this kind of dough and had a pack of frozen pastry, I made Chicken Pot Pie (adapted recipe). So good to have a tasty chicken pie.

IMG_20151021_200713881

Eu disse adaptada porque (erro de iniciante) eu só fui ver quais ingredientes eu tinha quando estava já fazendo a torta. Ops. Então eu tive que trocar alguns legumes que estavam na receita por outros que eu tinha na geladeira e armários. Mas segue a receita aqui, que a metodologia é ótima e dá muito certo!

Se tiver interessado em aprender algo novo na cozinha, dê uma olhada no curso e compartilhe aqui 😉

I said adapted version (beginner’s mistake) because I only checked what ingredients I had when I was already making the pie. Ops. So I had to change some vegetables in the recipe for what I had in the fridge and pantry. Follow this recipe, the methodology is great and works!

If you are interested in learning something new in the kitchen, check out the baking course and share it here 😉

2 comentários

  1. Kakaaaa, que inovador esse curso online de culinária! Bom, eu sou meio por fora do assunto, mas achei uma ótima ideia! 🙂
    Caramba, aula sobre ovo deve ser muito legal, e super útil!!! (Isso não é uma ironia!) E deve ser muito legal quebrar um ovo com uma mão só. Vou treinar; tem alguma dica especial para isso?
    Essa chicken pot pie está muito bonita, deu fome! :P~~~
    Vc já viu um programa do GNT que se chama “Que seja doce”, em que os confeiteiros se enfrentam sempre com um tema preestabelecido? Eu adoro assistir! 😛
    Beijãoooooo!
    Nati

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Nate!!! Tem dica sim pra como quebrar ovo com uma mão so!! Mais facil com um video que eles fizeram. Heheh Eu te mando!
      Adoro ver programas de culinaria xD Mas eu não participaria…muito estresse pra mim rsrs
      Beijão

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

