Como pintar paredes – Parte 1/ How to paint walls – Part 1

Em mais um post sobre como fazer algo por conta própria, vou compartilhar com vocês a minha experiência pintando uma parede de casa. Não foi tão complicado como eu esperava, mas foi um pouco demorado por ser minha primeira tentativa pintando uma parede.

A história começa com a minha mudança para a casa dos meus avós.  As paredes foram pintadas há mais de 15 anos num tom de branco meio cinza (sujeira?) e meio verde. Quis deixar a casa com um pouco mais a minha cara e também a tirar as manchas e marcas de quadros que estavam me incomodando (com certeza é TOC!).

Como o intuito foi para saber o trabalho que ia dar, técnicas corretas e tempo que ia gastar, decidi restringir a pintura para somente uma parede da sala de estar. Também tem o fato que todas as outras paredes (exceto a que tem as janelas) tinham móveis pesados encostados nelas e com itens quebradiços dentro. Distanciar os móveis das paredes iria acarretar em ter que tirar tudo que estava guardado dentro. Um trabalho que eu não estava a fim de fazer.

 

On a new post about doing things on your own, I will share with you my experience on painting a wall at home on my own. It wasn’t as complicated as I expected, but since it was my first trial on painting a wall the whole process took me some time.

This story begins when I moved to my grandparents’ house. The walls were painted around 15 years ago on a mix of wash off white (dirt?) and green. So, I wanted the house to reflect my personality and to take out the stains and scratches left by the paintings that were hanging on the wall, which were bothering me (definitely a sign of OCD lol).

With the intention to check out how much work it would take, proper techniques and time I’d spend, I decided to paint only one wall of the living room. All the other walls in the living room (except the one that has the windows) have heavy furniture against them and have breakable things stored in them. Therefore, it would be quite troublesome to remove all the things that are stored in these cabinets plus moving the furniture itself. And I was not at all in the mood to do that.

Pintando paredes/ Painting walls/ www.kslittleworld.com

 

Não posso esquecer que todo o trabalho de pintar a parede eu fiz com a ajuda da minha amiga. Com certeza eu teria demorado o dobro do tempo se fizesse tudo sozinha e ela tinha mais experiência que eu. Muitas das dicas que irei compartilhar aqui foram aquelas que aprendi com ela. Ah e claro, que o tempo trabalhando também foi muito bem gasto botando o papo em dia. xP

Pois bem, segue então os pontos importantes e passos que segui para como pintar uma parede por conta própria. Para não ficar um texto muito longo e cansativo, separei a Parte 1 sobre as ferramentas utilizadas e a Parte 2 com as instruções.

 

By the way, I wasn’t able to paint the wall on my own if it wasn’t for my best friend’s help. For sure I would have taken double the time doing it on my own and she had more experience than me. Many of the tips I’ll share I learned from my friend. Oh and we made good use of the time chatting while working. xP

Ok, so below are the important tips and steps that I followed to how to paint a wall on my own. In order for this post not to be too long, I separated Part 1 for tools used and Part 2 for the instructions.

Pintando paredes/ Painting walls/ www.kslittleworld.com

 

Ferramentas necessárias:

1) Pincéis para pintar próximo às quinas e rolos de lã (sintético ou natural) para pintar a parede toda;

Needed tools:

1) Brushes to paint near the edges and wool paint rollers (natural or synthetic) to pant the whole wall;

Pintando paredes/ Painting walls/ www.kslittleworld.com

 

2) Jornal, lençol velho, plástico: quanto mais melhor, para proteger o chão, rodapés e móveis que estão por perto. O quanto mais distante você posicionar os móveis é melhor, pois no meu caso, eu tive restrição de espaço então por precaução cobri os sofás com plástico.

3) Escada;

4) Chaves de fenda para retirar os espelhos das tomadas e interruptores;

5) Lixa fina para preparar a parede para a pintura. Utilizei lixa com grão 220.

6) Fita crepe;

7) Bandeja própria para pintura para tirar o excesso de tinta dos pincéis e rolos. Eu usei uma bandeja comum para colocar a tinta (e não ter que repor diversas vezes) e a bandeja própria para tirar o excesso;

 

2) Newspaper, old sheets, plastic sheets: the more the merrier, so you can protect your floors, baseboard and nearby furniture. The further you push your furniture better, because in my case, my living room is small and I couldn’t push them too far away. Therefore, as a precaution I covered my sofa with a plastic sheet.

3) Ladder;

4) Screwdriver to uninstall the socket covers;

5) Fine sandpaper;

6) Standard tape;

7) Paint tray. Because I found the paint tray too shallow, I used a deep plastic container to put the paint and used the paint tray to remove the excess;

Pintando paredes/ Painting walls/ www.kslittleworld.com

 

8) Tinta na cor da sua escolha. Para a minha parede de mais ou menos 2.5m x 3.5m precisei de 2 latas de 800ml Decora Coral. Talvez desde o inicio devesse ter comprado uma lata maior, mas minha estimativa inicial saiu errado e precisei sair para comprar a 2ª lata. A quantidade total de 1,6 L foi o suficiente para pintar a parede e ainda adicionar uma segunda demão.

Nas lojas de construção você encontra diversas paletas de cores de diferentes marcas para todo tipo de gosto. Você também pode pegar algumas inspirações de aplicação de cor em diversos ambientes no site da Apartment Therapy. Foi de lá onde decidi de fato que iria pintar a minha parede de azul.

O site da Coral possui um aplicativo que permite você ver como a sua casa vai ficar com a cor escolhida. É um jeito bastante interessante de ver se a cor combina com o ambiente. Devo ainda utilizá-lo quando for pintar meu quarto.

 

8) Your choice of paint. I used two cans of 800ml Decora Coral for a 2,5m x 3,5m wall. I should have bought a bigger can from the beginning, but I was unsure on the quantity (which I missed) and had to go out to buy the 2nd can. The total quantity used was equal to 1,6 L, which was enough to paint the wall and add a second coating.

Construction stores have plenty of color palettes from many makers for any kind of taste. You can also check out Apartment Therapy for ideas on colors to use in different rooms of your home.

In Brazil, we have a paint manufacturer called Coral, which in their website they have an app which allows you to check out their many color palettes and see it applied virtually to your home. It’s a pretty interesting way to check out what color matches your rooms. I’m planning to use it when I paint my bedroom.

Pintando paredes/ Painting walls/ www.kslittleworld.comPintando paredes/ Painting walls/ www.kslittleworld.com

 

E assim termino este post com meus comentários em relação a ferramentas que achei necessário para pintar. O que achou? Alguma dúvida? (A continuação fica para a Parte 2.) Se tiver alguma dúvida ou uma dica, envie um comentário!

So these are comments regarding tools I thought important to paint. What did you think of it? Any questions? (To be continued in Part 2). If you have any questions or tips to share, send me a comment below!

2 comentários

  1. Ahhhh! Adorei a minha pequena ponta nesse post! 😉
    Realmente foi um ótimo tempo gasto colocando o papo em dia, fora toda a diversão de participar num diy!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

