Eu vejo azulejos/ I see tiles

Sendo alguém que gosta de cozinhar e beber chá, sempre tive porta-copos ou descansos de panela em casa. É um bom jeito de proteger a mesa do calor e umidade proveniente de panelas, pratos e canecas, e quando não está sendo usado serve também como decoração.

Uns anos atrás, quando viajamos para Lisboa, a minha irmã comprou alguns azulejos de cerâmica e os transformou em porta copos. É um projeto faça-você-mesmo bem fácil e um souvenir que tem utilidade. Nos próximos instantes vou explicar como você pode fazer um porta-copos (ou descanso de panela).

 

As someone who likes to cook and drink tea, I’ve always had coasters or table mats on my wooden tables. It’s a good way to protect them from the heat and humidity coming from the pots, dishes and mugs, and it also works as a decoration when you are not using them.

Back when we went to Lisbon, my sister bought a couple of ceramic tiles and turned them into coasters. It’s a very easy DIY project and a useful souvenir to have. Keep reading and I’ll show you how to make a coaster on your own.

Porta copos ou descanso de panela/ Cup holder or pot holder/ Eu vejo azulejos/ I see tiles/ www.kslittleworld.wordpress.com

 

Pois então, desde que a minha irmã fez aqueles porta-copos eu quis fazer um também.  Por sorte, estava em uma loja de construção procurando por cola de contato para arrumar meu piso de vinil, quando encontrei um cesto com azulejos em promoção.

Cada azulejo vinha com 4 imagens e são grandes o suficiente para um descanso de panela (20,5cm x 20,5cm). Tinham muitas opções de imagens disponíveis. Eu escolhi um com estilo vintage com tema de comida (a minha cara :P). A minha mãe escolheu um com estampas geométricas.

 

So having that in mind, I’ve always kept an eye for pretty tiles. And as luck would have it, I was one day in a hardware store buying contact glue to fix my vinyl floor and as I was perusing the store I came across with a rack of tiles on sale.

Each tile had 4 prints on it and was big enough for a pot coaster (20,5cm x 20,5cm). There were many tiles available. I chose a vintage looking tile with a food theme (of course :P). My mother chose one with a geometric pattern.

Porta copos ou descanso de panela/ Cup holder or pot holder/ Eu vejo azulejos/ I see tiles/ www.kslittleworld.wordpress.com

 

Como a parte de baixo da cerâmica é um pouco áspera, podendo riscar a sua mesa, você precisa de algo plástico ou de borracha para os “pés” do seu descanso de panela. Os “pesinhos” também ajudam para levantar a cerâmica da mesa.

Eu usei o protetor anti impacto da 3M tamanho pequeno, autoadesivo e transparente. Você pode escolher qualquer marca que encontrar ou preferir. Essa foi a marca que encontrei na loja. Sendo autoadesiva facilita na hora de colar na cerâmica, porém se não encontrar esse tipo, você pode colar o protetor usando uma cola super forte. E sobre a cor, eu achei que transparente ficava melhor que preta.

Comece por limpar a parte de baixo da cerâmica com um pano úmido (álcool ou água) e então grude os protetores. Garanta que você grudou os protetores em uma superfície plana e lisa do azulejo, caso contrário o protetor não vai grudar direito e o descanso de panela vai ficar bambo. Eu colei um protetor em casa canto, um no meio de cada lado e dois no centro. Possível que não é necessário colar tantos assim, mas o azulejo é grande e eu tinha muitos protetores para usar.

 

Since the bottom of the ceramic tile is rough and can scratch your table, you’ll need something plastic or rubbery for your coaster’s “feet”. It also makes it easier to hold the tile when you want to lift it from the table.

I bought 3M’s Bumpon TM Protective small size, self-adhesive and transparent. Any other brand of your choice will do. This is what was available at the hardware store I went. Self-adhesive makes it easier to stick it to the tile, but if you can’t find it, you can use any type of super glue. And regarding color, I think transparent looks better than black.

Start by cleaning the bottom of the tile with a wet cloth (alcohol or water) and then stick the bumpers. Make sure to stick them where is flat and smooth, otherwise it won’t stick properly and your coaster will be wobbly. I used one bumper per corner, one in the middle of each side and two in the center. Maybe you don’t need to stick that many bumpers, but the tile is big and I had plenty of bumpers to use.

Porta copos ou descanso de panela/ Cup holder or pot holder/ Eu vejo azulejos/ I see tiles/ www.kslittleworld.wordpress.com

 

E tcharan! Está pronto para ser usado! É um jeito bem rápido e um projeto faça-você-mesmo que é barato. Ele também funciona como um presente ou um souvenir para você mesmo ou para alguém querido. Compartilhe comigo na área de comentários o que você achou!

 

Ta-dah! And you’re ready to use it! This is a pretty quick and inexpensive DIY project. It also works as a gift or a souvenir for you or for a loved one. Let me know what you think in the Comments section below!

 Porta copos ou descanso de panela/ Cup holder or pot holder/ Eu vejo azulejos/ I see tiles/ www.kslittleworld.wordpress.com

2 comentários

Deixe um comentário

